Uwajima, 22 de novembro de 2018


Pergunta: Qual é o sentimento do senhor (depois de ter contato com os jovens na Alemanha e na Coreia do Sul) com relação às gerações atual e futura se dirigirem rumo à verdadeira difusão mundial?

Resposta de Masaaki-Sama: Creio que o método pelo qual desenvolvemos a difusão até hoje pelo mundo poderá sofrer algumas mudanças. Até agora, tivemos que adaptar o método à realidade de cada país, mas, agora ficou claro o que objetivamos e, neste sentido, realmente chegou a hora!

Entre os salmos de Meishu-Sama que Kyoshu-Sama tem selecionado, temos: Que felicidade! Chegou a hora em que a grande luz do Messias, a partir do Japão, começará a brilhar para todo o mundo!. Através deste salmo, podemos aprender que estamos vivendo o momento em que é chegada a hora de edificarmos um mundo repleto de alegria, onde milhares de pessoas carregam consigo o sagrado nome Messias e, mesmo sendo jovens ou idosos, japoneses ou estrangeiros, superam fronteiras e diferenças étnicas, partilhando a verdade que Meishu-Sama nos legou.



Gifu, 21 de outubro de 2018


Pergunta: Assisti o vídeo documentando o Culto Mensal de Gratidão na Alemanha e fiquei emocionado. O que devemos fazer para cumprir com a nossa missão e como devemos servir a Deus para nos tornarmos um Messias? O senhor pode nos transmitir o que sente a esse respeito?

Resposta de Masaaki-Sama: O senhor mencionou “a nossa missão”, mas, em outras palavras, a nossa missão é a missão de Meishu-Sama, não é verdade? Assim sendo, temos que pensar a respeito sobre quem foi Meishu-Sama. Nesta oportunidade, quando ficou definido a minha viagem à Alemanha, refleti muito a esse respeito.

Como é do conhecimento de todos, Meishu-Sama nasceu em uma condição peculiar. O local do seu nascimento é o extremo leste de Hashiba (distrito ao leste da cidade de Tokyo), que fica no Japão, país ao extremo leste do planeta Terra, e afirmou ser a Luz do Oriente.

Meishu-Sama também disse que levaria de volta ao Ocidente tudo o que foi trazido para o Oriente, purificando tudo através da Luz para edificar um mundo cristalino. Ao refletir sobre isso, chegamos à conclusão de que a vida de Meishu-Sama se resume no nascer de novo como Messias.

Acredito que a “civilização vinda do Ocidente” pode ser resumida em uma única palavra: “Messias”. Meishu-Sama acolheu o nome Messias no extremo leste do planeta. Ao fazer com que isso retorne ao Ocidente, ele construirá um mundo magnífico. Essa é a missão de Meishu-Sama. Dessa forma, creio que a missão de cada um de nós é a mesma.

Na ocasião em que visitei a Alemanha, não foi somente eu quem saiu do Japão, país ao extremo leste do planeta. Cerca de 50 jovens partiram do Japão, rumo ao Ocidente, carregando consigo o nome Messias e, juntos, fomos utilizados na dedicação de transmitir a mensagem: O nome Messias não é algo que pertence somente a nós. Ele precisa também ser aceito por todos os habitantes do Ocidente. Enfim, por toda a humanidade.

Se pensarmos bem, a Alemanha é um país que foi dividido em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental pelo muro de Berlim. Por volta de 1990, período que antecedeu a queda daquele muro, não era possível transpor essa barreira imposta entre o Ocidente e Oriente. Mas essa barreira desapareceu. Penso que há nisso uma simbologia. Afinal, o nome Messias chegou ao Oriente e, apesar de a nossa missão consistir em levá-lo de volta para o Ocidente e transmiti-lo para o mundo inteiro, corríamos o risco de prendê-lo somente no Japão por considerar que apenas Meishu-Sama é o Messias. Por conseguinte, penso que o pensamento do ser humano foi utilizado por Deus para que Ele criasse aquele muro, representando esse simbolismo.

Apesar de Meishu-Sama ter colocado o nome da nossa religião de Sekai Meshiya Kyo (Igreja Mundial do Messias), após a sua ascensão, esse nome acabou sendo alterado para Sekai Kyusei Kyo (Igreja Messiânica Mundial). Dessa maneira, o nome Messias foi, temporariamente, esquecido. Todavia, esse nome não foi simplesmente omitido por Nidai-Sama e Sandai-Sama após a ascensão de Meishu-Sama. Penso que isso aconteceu porque ainda não era o momento para que o verdadeiro significado do nome Messias viesse à tona.

Consequentemente, é possível que Deus tenha desejado que o nome Messias fosse temporariamente resguardado e Nidai-Sama e Sandai-Sama, correspondendo a essa divina vontade, devolveram a Deus o nome Messias por intermédio de Meishu-Sama. No entanto, é chegado o momento de aceitarmos esse precioso nome, e a queda do mudo de Berlim representa a chegada da época em que o Ocidente e o Oriente serão unidos para a criação de um mundo magnífico. Assim sendo, Deus e Meishu-Sama fizeram com que o nome Messias fosse resgatado pelo atual Kyoshu-Sama, que está nos ensinando que não devemos privatizar o nome Messias e, ao mesmo tempo, perguntando se cada um de nós quer aceitá-lo e recebê-lo. Eis a nossa situação atual.

Há pouco, perguntaram com que sentimento devemos servir a Deus. Como acabei de dizer, isso se resume em querer dar importância ao desejo de Meishu-Sama e a sua missão, haja o que houver. Cada um de nós possui uma alma chamada Messias. É por isso que Deus está nos perguntando: Não quer se tornar meu filho?. Deus deseja que cada um de nós se torne Seu filho e essa pergunta não está sendo feita individualmente, mas sim, a todos os seres humanos.

Portanto, quero aproveitar todas as oportunidades que me são concedidas para transmitir o sentimento de Meishu-Sama, como dizer às pessoas ao meu redor: Você também pode se tornar um filho de Deus. Dessa forma, penso que devemos nos unir para servir a Deus e seguirmos em frente.



Nakatsugawa, 23 de setembro de 2018


Pergunta: Sobre a viagem missionária à Alemanha e a difusão mundial.

Resposta de Masaaki-Sama: Meishu-Sama adorava o oratório Messias, de Friedrich Händel. Todavia, originalmente esse oratório foi composto como uma forma de louvar Jesus Cristo. Foi para isso que esse oratório foi composto. No entanto, Meishu-Sama também afirmou que o oratório Messias é uma forma de louvá-lo. A respeito disso, penso que tanto a alma que se alojou em Meishu-Sama como a que se alojou em Jesus Cristo possuíam o mesmo nome - Messias.

Penso que o que Meishu-Sama almejou ao criar a Sekai Meshiya Kyo (Igreja Mundial do Messias), o mundo que Meishu-Sama realmente desejou, virá a ser concretizado de agora em diante! Inúmeros povos vieram questionando até hoje: o nosso Deus é superior ao seu Deus. Contudo, todos os seres humanos estão interligados através do nome Messias. Assim sendo, somos capazes de nos tornarmos verdadeiros irmãos e irmãs. Creio que Deus irá criar um mundo magnífico, onde todos nós nos reuniremos ao Seu redor como verdadeiros irmãos de fé para servi-Lo.



Nagano, 22 de setembro de 2018


Pergunta: O que o senhor sentiu na Alemanha? Transmita-nos, por favor, o que o senhor pensa sobre o futuro.

Resposta de Masaaki-Sama: Meishu-Sama se referiu a ele próprio como sendo a “Luz do Oriente”. Ele nasceu no extremo leste de Hashiba, que é o extremo leste do Japão, e afirmou que sua própria missão era devolver a cultura que veio do Ocidente. Em suma, penso que a cultura que veio do Ocidente é, no final das contas, a cultura relacionada ao nome Messias. Meishu-Sama, em seus últimos anos de vida terrena, disse que o Messias havia nascido. Isso significa que a luz do Messias chegou ao extremo do Oriente, e penso que devolver isso ao Ocidente daqui por diante é a missão que todos os membros devem herdar de Meishu-Sama. Ao ir para a Alemanha, algo que ocorreu juntamente com a ida de muitos jovens japoneses, senti isso como sendo modelo da ida do nome Messias, saindo do Japão, no extremo Oriente, rumo à Europa, no Ocidente.

Devido à criação do Muro de Berlim, a Alemanha se tornou um país que foi dividido entre Oriente e Ocidente, sendo que isso perdurou por muitos anos. O nome Messias chegou até Meishu-Sama, mas até hoje a nossa Igreja não deu tanta importância a esse fato. Apesar de Meishu-Sama ter recebido o nome Messias, aprisionamos esse sagrado nome no Japão até hoje. Portanto, mesmo que simbolicamente, sinto que era necessário o nome Messias atravessar as barreiras que existem entre o Oriente e o Ocidente, para que ele pudesse regressar ao Ocidente. Todavia, tivemos a queda do Muro de Berlim e a unificação entre as Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental no início da década de 1990. Por conseguinte, penso que dentro do Plano Divino, foi necessário que o nome Messias realmente voltasse ao Ocidente, para que os seres humanos que vivem tanto no Oriente como no Ocidente possam se unir.



Osaka, 19 de agosto de 2018


Pergunta: Com que sentimento o senhor está indo visitar a difusão na Alemanha? Ensine-nos, por favor, o que o senhor sente a respeito dessa viagem.

Resposta de Masaaki-Sama: O fato de Jesus de Nazaré ter dito que todos precisamos nascer de novo, consiste no verdadeiro sentimento de Deus.

Apesar dessa mensagem ter sido transmitida há 2.000 anos, ela não foi herdada pelo cristianismo. Entretanto, cada um de nós deve buscar compreender o sentimento de Deus ao fazer com que Meishu-Sama recebesse o Seu verdadeiro sentimento, passados mais de 2.000 anos, aqui no Japão, um local distante do Oriente-Médio, onde Jesus nasceu, que também fica afastado dos continentes americano e europeu.

Portanto, creio que a nossa missão é transmitir o verdadeiro significado do termo Messias - Cristo - para os mais de 2 bilhões de fiéis do cristianismo.



Osaka, 18 de agosto de 2018


Pergunta: Qual será a missão da nossa religião daqui para frente e qual é o seu desejo e expectativa quanto à Difusão Mundial?

Resposta de Masaaki-Sama: A missão da Sede Central Izunome é herdar verdadeiramente o alicerce edificado por Meishu-Sama e pelos reverendos pioneiros da nossa religião, cultivando a fé que realmente oferece tudo a Deus, servindo-O. Creio que ela tem a grandiosa missão de fazer com que avancemos juntos carregando conosco a fé de servir Deus.

Por esse motivo, mesmo quando aquilo que vivenciamos hoje se tornar algo do passado, eu também pretendo não me esquecer destes acontecimentos. Além disso, quero seguir em frente juntamente com os senhores, esforçando-me para que, conforme a Sede Central Izunome ganha gradativamente estabilidade e estrutura organizacional, deixemos os acontecimentos atuais gravados em nossos corações para que a situação atual não se repita novamente.